O que é a dermatite atópica ou eczema atópico?
A dermatite atópica é uma doença inflamatória crónica da pele que se caracteriza por um prurido intenso e pele muito seca e sensível com tendência à ocorrência de sobreinfeções.
É uma doença recidivante, cujo ciclo apresenta fases de exacerbação conhecidas como surtos e remissões. Na fase de surto, este eczema provoca prurido e produz pequenas vesículas que podem formar crosta e levar à descamação da pele.
Qual é a causa?
Na Dermatite Atópica, entre outros fatores, existe um defeito na barreira cutânea, pois está desestruturada.
Este efeito favorece a penetração de agentes externos, tal como determinados alergénicos e irritantes, que foram identificados como possíveis desencadeadores dos surtos na Dermatite Atópica.
A pele atópica é hereditária?
A pele atópica é uma doença multifatorial que resulta da interação de fatores genéticos e ambientais. Sabe-se que tem uma componente hereditária muito importante, o que significa que os pais com atopia têm maior probabilidade de ter filhos com pele atópica.
É muito frequente?
Afeta principalmente a idade pediátrica. Entre cada 10 crianças que nascem, 1 ou 2 têm problemas de pele atópica. Estima-se que, em 70% dos casos, desaparece na puberdade.
A dermatite atópica é contagiosa?
Não, não é contagiosa.