O que é uma pele sensível com vermelhidão facial?
É uma pele que reage de forma excessiva, ficando vermelha e causando sensações desagradáveis (repuxamento, ardência, formigueiro, prurido) face a estímulos que habitualmente não provocam estas reações.
A exposição recorrente a estes fatores desencadeadores provoca a vasodilatação dos capilares cutâneos faciais. Inicialmente, esta vermelhidão (ruborização) é transitória; pode-se definir como uma sensação de calor acompanhada de um avermelhamento visível da pele.
ALIMENTOS ESPECIADOS
ESTILO DE VIDA URBANO
EXPOSIÇÃO SOLAR
BEBIDAS QUENTES
BEBIDAS ALCOÓLICAS E TABACO
ALTERAÇÕES BRUSCAS DE TEMPERATURA
SITUAÇÕES DE STRESS OU EMOCIONAIS
ALTERAÇÕES HORMONAIS (MENOPAUSA)
Com o passar do tempo, a vermelhidão (ou eritrose) torna-se persistente porque os capilares permanecem em estado de vasodilatação permanente. Sem um tratamento adequado, a condição pode evoluir para estádios mais severos, como a rosácea subtipo 1 (eritematotelangiectásica) ou subtipo 2 (papulopustular).
Sinais visíveis da pele sensível com vermelhidão
COR DE PELE NÃO UNIFORME
VERMELHIDÃO NA ZONA DAS MAÇÃS DO ROSTO E NO NARIZ
SENSAÇÃO DE CALOR NAS MAÇÃS DO ROSTO
CAPILARES VISÍVEIS
As sensações desagradáveis de ardência ou prurido no rosto podem ter um grande impacto no bem-estar das pessoas com pele sensível com vermelhidão. Além disso, a vermelhidão tem um efeito visível que, conforme o seu grau, pode afetar o normal desenvolvimento da vida social ou laboral.